28 SET 2023
REGIONAL PETROLANDIA
Alunos se unem em passeata contra o bullying pelas ruas do bairro Solar do Madeira

Alunos da Escola Municipal José Silvino Diniz, no Solar do Madeira, região Petrolândia, se uniram em um movimento de combate ao bullying na última quarta-feira (27/9). Em passeata pelas ruas do território, os estudantes levaram conscientização sobre respeito ao próximo e valorização das diferenças para os moradores do bairro.

A ação que mobilizou toda a comunidade escolar fechou com chave de ouro uma série de atividades que os alunos realizaram ao longo de setembro, mês da campanha de prevenção ao suicídio em todo o Brasil. A passeata contou com palavras de ordem, faixas e expressões artísticas, como uma rima improvisada com a temática do respeito e combate ao bullying feita pelo aluno Alysson Moreira dos Santos, 13.

Maria Luiza da Silva Benício, 11, aluna do 6º ano, falou sobre a importância do ato para incentivar crianças e adolescentes vítimas do bullying a procurar apoio. “Eu acho importante ajudar as pessoas que sofrem bullying e não conseguem falar. Temos que influenciar a todos a procurar apoio, inclusive profissional, e essa passeata é para os alunos terem mais consciência e não serem intolerantes com ninguém”, disse.

O Projeto “Todos Contra o Bullying” nasceu da necessidade que os profissionais de ensino da Escola José Silvino Diniz identificaram, após o episódio de vandalismo que a escola sofreu em novembro do ano passado, quando foi invadida e depredada, inclusive com pichações de cunho nazista - o que é crime conforme a Lei 7.716/1989.

A professora de ensino religioso e coordenadora do projeto, Cleide Santos, falou sobre o trabalho realizado e o resultado perene que o movimento pode ter no futuro dos alunos. “Foi muito legal e satisfatório o envolvimento dos alunos em todas as etapas do projeto e acredito que vai trazer frutos para toda a vida deles”, ressaltou.

Como identificar práticas de bullying

A partir das atividades realizadas com o projeto, os professores ensinaram os alunos a identificarem comportamentos que extrapolam os limites do respeito e caracterizam a prática do bullying no ambiente escolar. As agressões verbal, física e psicológica costumam acontecer tanto nas relações diretas quanto pelas redes sociais e são marcadas pela repetição contra um mesmo alvo. Os principais indícios dos abusos são:

- Persistência e continuidade dos maus-tratos contra o mesmo alvo ao longo do tempo.

- Ausência de motivos que justifiquem os maus-tratos.

- Intenção do pratica/autor em causar danos ao alvo/vítima.

- Desequilíbrio de força ou poder entre as partes, prejuízos, resultantes ao alvo/vítima.

A direção da escola reforçou que está à disposição dos estudantes para prestar acolhimento em situações abusivas e buscar intermediação de conflitos. Ressalta também que trabalha para que o ambiente escolar seja cada vez mais acolhedor e inclusivo.

*Com colaboração de Jhonatan Otero

Autor: Rômulo Abreu / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo